Tie Dye tendência


Tie-dye ou tie and dye (em inglês, 'amarrar e tingir') é uma técnica de tingimento artístico de tecido

Tendência que vem com força na moda,  o tie-dye industrial ou artesanal será destaque nas próximas coleções que virão por ai, a liberdade de criar é uma característica dessa  forma de tingir, pode-se brincar com as construções e materiais, podendo ser utilizados corantes industriais preparados com cores definidas ou até mesmo utilizar corantes naturais extraídos de plantas, legumes como beterraba, cascas de cebola, urucum e tantas outras possibilidades , Como esse artigo de Wikipédia, descreve as nuances e tradições da história do tie-dye.  

Mudmee tie-dye produzido na Tailândia.

As técnicas de produção podem variar. Geralmente os desenhos são produzidos através de tingimento do tecido, com partes protegidas do contato com o corante. Antes do tingimento, é feito um preparo do tecido para se conseguir os efeitos em degradê, com a ajuda de barbantes, que são enrolados e amarrados fortemente nas partes que não devem ser tingidas.

Mudmee tie-dye é uma modalidade de produção mais complexa, demorada e com maior diversidade de cores, criada na Tailândia, nas proximidades de Laos. São utilizados diversos desenhos e cores. Um diferencial dessa técnica é a utilização do preto no fundo.

Comentários

Postagens mais visitadas